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domingo, 15 de maio de 2011

Trovadorismo

    O Trovadorismo é a primeira manifestação literária da literatura portuguesa. Surgiu na França e chegou à Portugal no ano de 1189 ou 1198, essas datas são imprecisas. Neste país, teve origem com a Cantiga de Ribeirinha, dedicada a Maria Pais Ribeiro.
   Nesta época, as produções eram feitas para serem cantadas e, por isso, comuns o uso de instrumentos musicais de sopro e percussão, como o alaúde e a lira.
Muito da poesia produzida na época ia se perdendo... o que resultou no surgimento de coletâneas de canções, denominadas cancioneiros. Uns dos mais famosos são o Cancioneiro da Ajuda, Cancioneiro da Vaticana e Cancioneiro da Biblioteca Nacional; cada um destes com temas específicos de composição.
   Eram nestes cancioneiros reunidas as cantigas, classificadas em dois grupos: as lírico-amorosas, nas quais se inseriam as de Amor e de Amigo, e as satíricas, nas quais estavam englobadas as de Escárnio e Maldizer.
Quando dizemos Cantiga de Amor, a liricidade é exaltada, o eu lírico, a voz que fala no poema, é masculino, e este cantará uma dama inacessível, inacessível em decorrência da classe social superior a dele ou em decorrência da dama ser comprometida.
A Cantiga de Amigo vai dar voz à mulher, por isso o eu lírico é feminino, ou seja, é o outro lado da relação amorosa; agora esta é vista sob a perspectiva feminina.
Mas lembrem-se: Mesmo o eu-lírico sendo feminino nesta cantiga, quem as compunha era o homem. A mulher desvenda-lhe a sensação de amar e ser abandonada, em virtude da guerra ou de outra mulher. Nesta cantiga, o amor se realiza, é concreto. A mulher seria aqui uma Eva sedutora, e na Cantiga de Amor, por ser inacessível, poderia ser comparada à figura da Virgem Maria.
   As Cantigas de Escárnio e Maldizer, representam a sátira indireta e direta, respectivamente. Nesta, o que é dito não admite outra interpretação senão o que está mesmo sendo falado. Aquela, no entanto, admite a dupla interpretação, o uso de figuras de linguagem, o duplo sentido, para ser mais difícil a identificação da pessoa atingida. 
   Os trovadores atacavam o sistema feudal de governo, as falsas beatas e até mesmo os próprios trovadores.
   O próximo post dará detalhes sobre a linguagem trovadoresca quando refletida nos dias odiernos.

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