Todos nós, leitores frequentes ou não, temos uma ideia do que seja um romance, pois em um determinado momento lemos uma história em prosa. Esta, por sua vez, pode ter sido recheada de aventura, mistério, paixões e até mesmo ódio, tendo talvez um final inesperado para nós que torcíamos tanto para a felicidade dos personagens.
Mas onde surgiram esses ideais e preceitos, e principalmente, esta palavra?
Etimologicamente, a palavra romance deriva da expressão latina romanice loqui, “falar românico”, ou seja, falar num dos vários dialetos europeus que se formaram a partir da antiga Roma, em oposição a latine loqui, que era a língua culta da Idade Média. Nesses dialetos populares se contavam histórias de amor e de aventuras cavaleirescas, transmitidas oralmente; a palavra romance passou a indicar uma longa narrativa sentimental. Esta forma cultural viveu à margem da literatura oficial classicista.
No mundo greco-romano, paralelo aos gêneros clássicos, havia outras formas de transmissão de cultura que circulavam entre o povo analfabeto. Uma delas, a ficção em prosa, tinha duas vertentes. A narrativa idealizante, composta de longas histórias de amor e de aventuras, centradas sobre um casal que após superar os obstáculos com a ajuda divina, realizavam o sonho de amor.
Outra vertente, a narrativa satirizante, se difundiu mais no mundo latino: de cunho fortemente realístico, apresentava quadros da vida cotidiana nos quais estava as mazelas das classes sociais.
Entretanto, este gênero literário viveu ofuscado por muito tempo. Somente com o declínio da poesia épica, a partir do século XVIII, a ficção em prosa, assumindo o papel deixado pela epopeia de expressar a totalidade da vida, adquiriu estatuto de gênero literário.
O romance tornou-se a forma literária que melhor exprimia os anseios da classe burguesa, que estava nascendo devido às revoluções Comercial e Industrial. A literatura tornou-se popular, destinada à classe média, metaforizada em um homem comum que enfrenta a dura realidade cotidiana.
E assim nasceu esta forma artística, considerada a narrativa mais difundida no meio literário.
ameii minha semana cultural o tema dela é romance e isso foi otimo para ela
ResponderExcluirQuerido anônimo, não lhe conheço, e por isso o denomino assim.
ResponderExcluirPrimeiramente, gostaria de lhe dizer que se sou ou não gay isso não lhe diz respeito, aliás, aproveito para dizer que sou o que vc quiser.
Quando criei o blog, não imaginei que ele se tornaria um espaço de calúnias e ofensas infundadas.
Este espaço foi criado para que pessoas cultas e inteligentes pudessem compartilhar pensamentos, ideias e opiniões, crescer mutuamente, em uma troca recíproca de conhecimento.
Eu sei que vc não entenderá nada do que escrevo, pois é um ignorante, mal- amado e arrisco dizer, uma bicha enrrustida, afinal, só alguém com estas qualificações, se incomodaria tanto com a sexualidade do outro.
Torço para que vc seja Homem o suficiente para aparecer e citar ao menos o nome, pois se é um covarde incapaz sequer de manifestar sua identidade, me guardo o direito de não mais discutir com sombras, como vc.
E por favor, lhe faço um pedido, se não aprecia o meu blog, não o acesse. É simples! Graças a Deus temos liberdade o suficiente para escolhermos o que queremos para nós, não é mesmo?
Vc me fará um grande favor desaparecendo de MEU espaço na web e de minha vida definitivamente.
Obs: Vc nunca dormiu comigo para opinar minha sexualidade, e garanto que jamais dormirá!
Cuide de sua vida, pois enquanto vc se preocupa demasiadamente com a minha, não estou nem aí pra vc!
Adeus!
muito bom o que vc disse as pessoas deviam respeitar a sexualidade escolhida pelo outro e melhor assim o mundo e mas bonito e cheio de paz e harmonia
ExcluirAmei...vou apresentar um seminário sobre romance e isso me ajudou muito...
ResponderExcluir...se tiver algo mais sobre romance seria ótimo...
ResponderExcluiresse texto ajudou muito por esclarecer como surgiu o romance ficou muito legal
ResponderExcluirE então, poderíamos afirmar que o gênero romance surgiu no século 18/19 ou na Grécia antiga?
ResponderExcluirE então, devemos considerar o Gênero romance tendo nascido na Grécia antiga ou no século 19?
ResponderExcluirexcelente
ResponderExcluirGostei muito desse tópico abordado! ontem (20.11) estive em uma palestra onde falou-se sebre a origem do romance.. pois isso fui buscar mais informações e aqui estou!! encontrei seu blog....
ResponderExcluiré muito bom saber que ha bons conteudos na internet!!
parabéns!
Escrevi a saí correndo...
ResponderExcluirLindo mesmo
ResponderExcluir