Este é um espaço de divulgação, discussão e reflexão acerca dos mais variados e distintos textos, verbais ou não. Afinal, a literatura e a língua estão expressas sob diversas formas, que nos conduzem ao conhecimento, inclusive de nós mesmos. Bem vindo!

sábado, 5 de março de 2011

Para as mulheres

                                                               
Como esta semana é dedicada às mulheres, fiquei pensando em uma forma de homenageá-las, sem esquecer a vertente literária do blog. Aí me lembrei do romance Senhora, de José de Alencar. Por quê?

Senhora é um romance publicado em 1875, e narra a história de Aurélia Camargo. Esta namora Fernando Seixas, que desfaz o namoro para casar-se com uma moça rica, Adelaide.
Tempos depois, Aurélia recebe uma herança do avô e fica rica. Querendo se vingar de Fernando e sabendo que este está à disposição no mercado, em dificuldades financeiras, resolve comprá-lo para marido. Fernando suporta os remoques de Aurélia até juntar o dinheiro para comprar de volta a liberdade. Como Aurélia ainda é apaixonada por ele, dá-lhe a chave da alcova e o casamento se consome.

Senhora é um romance urbano que discute o valor do dote, sendo também uma crítica de costumes da época, na qual a mulher romântica é aquela sonhadora, idealizada ao extremo, que sonha com um casamento por amor.
José de Alencar, autor do romance e principal nome do Romantismo brasileiro, inverte este papel em alguns aspectos. Coloca Aurélia como dona de sua própria vida e precursora do próprio destino. Esta personagem é forte, determinada, possui habilidades nos negócios, e coloca os interesses de vingança à frente do sentimento amoroso que sente por Fernando Seixas.
Mas, para justificar a escola literária vigente, o amor triunfa sobre o dinheiro, e esta é a mensagem do romance: O amor é mais forte que a ambição.

O romance em questão foi adaptado para a televisão em 2005, na tv Record, através da novela Essas Mulheres, em uma junção de mais dois romances alencarianos, Lucíola e Diva, com Cristine Fernandes, Carla Regina e Mírian Freellan, nos papeis de Aurélia, Lúcia e Emília, respectivamente. 

Portanto, mulheres que me lêem, desejo que vcs sejam fortes, determinadas, a frente de seu tempo, inovadoras, e, principalmente, busquem independência e amor, tal qual nossa querida Aurélia Camargo.

Super abraço e parabéns pelas conquistas!

2 comentários:

  1. Me recordo que Senhora foi um dos primeiros livros que li. Um dia o encontrei esquecido em um armário da casa de minha avó... Devia estar esquecido lá há uns 20 anos, até que o encontrei! Me apaixonei desde o início pela personagem Aurélia, e posso arriscar a dizer que me inspirei nela para não ser uma mulher submissa! Parabéns pelo post tão interessante e obrigada por estar sempre presente em meu blog e minha vida!

    ResponderExcluir
  2. Eu fiz este post imaginando você, acredite. Quando eu dizia sobre esta mulher não submissa e forte, era em você que eu pensava. Agora, para mim foi uma surpresa você dizer desta influência da obra em sua vida. Fico muito feliz!
    Em relação ao agradecimento, saiba que o sentimento é recíproco.
    Bjos!

    ResponderExcluir

Grato pela participação!