Este é um espaço de divulgação, discussão e reflexão acerca dos mais variados e distintos textos, verbais ou não. Afinal, a literatura e a língua estão expressas sob diversas formas, que nos conduzem ao conhecimento, inclusive de nós mesmos. Bem vindo!

sexta-feira, 8 de abril de 2011

O Quarto de Espelhos



Havia uma pessoa que morava em um quarto de espelhos. Tudo era revestido de espelhos: as paredes, o chão e o teto. 
Dentro desse quarto ela só se enxergava. Ela só via e pensava em si própria. Suas doenças, sua falta de dinheiro, seu emprego ruim, seu baixo salário...
Conforme ela se deslocasse para um canto desse quarto, por um fator prismático, ela conseguia ver sua imagem refletida dezenas de vezes.
Certo dia, por essas coisas inesperadas que acontecem na vida de todos nós sem que tenhamos programado, um espelho do seu quarto foi quebrado. No lugar do espelho , 
foi colocada uma janela. 
Pela primeira vez, essa pessoa olhou para fora do seu quarto de espelhos e ficou atônita, espantada, estupefata ao ver que fora do seu quarto de espelhos também existia gente, outras pessoas. Pela primeira vez, essa pessoa  observava o mundo sob uma nova perspectiva,  não a do seu egocentrismo.
Gente que amava, gente que sorria, gente que sofria, gente que era mais rica do que ela, gente que era mais pobre do que ela, gente que era mais bonita do que ela, gente que era mais feia que ela!
Isso foi para ela um tormento.
Outra coisa aconteceu em sua vida e outro espelho foi quebrado e substituído por outra janela, desta vez do outro lado do quarto. Igualmente, espantada e atônita, essa pessoa viu que também do outro lado existia gente. Passava gente, gente que sorria, gente que sofria, gente que chorava, gente que amava... 
Mais outro espelho foi quebrado e substituído por outra janela. Outro e mais outro... 
E essa pessoa teve que ir substituindo espelhos por janelas...
E diz esta pequena história que esta pessoa só se sentiu realmente feliz e realizada quando trocou o último espelho  por uma janela. Não se vendo mais, não enxergando somente os seus problemas, encontrou-se. 
Pois a gente só se encontra quando se esquece.

Desconheço a autoria

2 comentários:

Grato pela participação!